NOTA DE APOIO À GREVE DOS PETROLEIROS
A soberania do Brasil está sob ataque! Não há, talvez, debate mais na ordem do dia do que a questão do petróleo. A Petrobrás surgiu da demanda popular, da grande campanha “O Petróleo é Nosso”, e desde seu início foi envolto de inúmeras polêmicas e sabotagens. O povo brasileiro lutou aguerridamente para que o Estado fosse o único explorador de petróleo em território nacional. Por outro lado, os imperialistas queriam abertura para parasitar nossos poços e esbanjar o lucro a partir de nossas riquezas.
A abertura comercial dos anos 90 e a lei das estatais foram um duro golpe contra a soberania brasileira. A quebra do sistema Petrobrás “do poço ao posto” em 3 sistemas: um de exploração e refino, um de transporte – Transpetro, e um de distribuição – BR-distribuidora e Liquigás foi um importante movimento no início das privatizações do sistema. Hoje o governo do Brasil não tem mais controle sobre a distribuição de derivados privatizada pelo governo militar de Bolsonaro junto com tubovias e refinarias. Num país baseado no sistema rodoviário não controlarmos o preço do Diesel e gasolina na bomba (2x mais do que sai da porta da refinaria) e do gás de cozinha que chega na casa dos brasileiros (3x mais do que sai) é ultraje! Um verdadeiro desrespeito ao povo brasileiro.
Descobrimos o Pré-sal e desenvolvemos tecnologia brasileira com trabalhadores brasileiros em território brasileiro! O crescimento da Petrobrás a nível internacional e a possibilidade de exploração do pré-sal em benefício ao povo brasileiro (contando com transferência de parte dos lucros para investimentos em educação e saúde) fizeram parte do conjunto de fatores que levaram à espionagem da CIA e posterior investida imperialista na forma da Operação Lava-Jato, construída para dar um duro golpe na soberania nacional e manter o Brasil em condição de nação de capitalismo dependente em acordo com a burguesia local. Nosso óleo é também retirado por forças estrangeiras, deixando a poluição e levando o lucro. E não só!!! Essas mesmas forças estão hoje presentes no alto Conselho Administrativo Petrobrás e mesmo não sendo o investidor majoritário conseguem que sua agenda seja cumprida: Altos lucros enviados para fora, para os States, sem redistribuição entre os trabalhadores, sugando o caixa da empresa e reduzindo investimentos estatais em industrialização e desenvolvimento social.
A história da Petrobras é marcada por agentes da ditadura empresarial-militar ocupando altos cargos, por sabotagem e entreguismo, por violência contra aposentados, trabalhadores e sindicalistas, mas também de luta, de resistência e de diversas vitórias. A greve nacional dos petroleiros começou nesta segunda-feira, dia 15 de dezembro de 2025, e segue por prazo indeterminado!
A greve não é contra o governo Lula! Os petroleiros foram uma das principais frentes de luta de norte a sul por um governo de esquerda que preserve e amplie os direitos da classe trabalhadora tendo Lula como seu maior representante nesta conjuntura, mas por entender que a disputa vai além de governos e sim para a disputa de projeto de Estado para a luta de classes! As reivindicações dos petroleiros em luta são:
- Fim definitivo do Planos de Equacionamentos que assassinam nossos aposentados. Os trabalhadores que contribuíram por décadas hoje pagam da sua aposentadoria a dívida da Petrobrás e da Petros.
- Redistribuição de Renda: a proposta de aumento de 0,5% nos salários é absurda enquanto se distribui bilhões em dividendos ao exterior. Por um Plano de Cargos democrático e que valorize a categoria!
- Soberania Nacional: Pelo fim da terceirizações; por melhoria das condições de trabalho; pela garantia de segurança e fim das mortes de trabalhadores no sistema; pelo fim das privatizações e por uma Petrobrás 100% estatal e de acordo com as demandas do povo brasileiro.
Na Juventude Comunista Avançando e no Polo Comunista Luiz Carlos Prestes compreendemos a luta pelas estatais como central no combate antiimperialista e pelo fortalecimento de nossa soberania nacional. Apoiamos sem reservas a luta travada pelos petroleiros em greve! Luta e Resistência! Defender a Petrobrás é defender o Brasil! Avançar na Luta Socialista!