Seminário – 100 anos da Coluna Prestes – UFPE

Seminário – 100 anos da Coluna Prestes – UFPE

Em 2024, comemoramos o centenário da Coluna Prestes, a maior marcha revolucionária da história humana, e o seminário “100 Anos da Coluna Prestes”, organizado pelo Grupo de Estudos e Pesquisas Marxistas (GEPMarx) e pela Escola de Formação Luiz Carlos Prestes na UFPE, será uma oportunidade de análise e reflexão sobre o legado desse movimento. Surgida nos anos de crise da Primeira República, a Coluna mobilizou jovens militares em uma marcha de mais de 25 mil quilômetros, cruzando 13 estados em um percurso marcado pela resistência contra o poder oligárquico e a busca por reformas liberais. Os rebeldes questionavam a legitimidade dos pleitos eleitorais e exigiam o direito ao voto secreto.

Comandada por Luiz Carlos Prestes e caracterizada pela tática da “guerra de movimento” — que explorava o terreno e a surpresa para superar forças militares superiores —, a Coluna enfrentou grandes batalhas e angariou apoio popular ao expor a realidade de opressão vivida pelas populações rurais. Essa experiência, que revelou a precariedade das condições sociais no interior do Brasil, conduziu Prestes à adesão ao marxismo, consolidando sua convicção na necessidade de uma transformação social mais ampla.

O seminário abordará os legados históricos dessa epopeia brasileira, frequentemente distorcida e silenciada pelo anticomunismo, que construiu uma imagem negativa de Prestes e da Coluna. Em resposta a esse contexto, os debates visam recuperar o verdadeiro sentido do movimento e sua importância histórica, inserindo-o no repertório das experiências populares que marcam a luta secular do povo brasileiro por sua emancipação.

O evento será realizado no Auditório Dênis Bernardes, no Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) da UFPE, em 26 de novembro (terça-feira), e contará com duas mesas de discussão. A primeira abordará o legado histórico da Coluna Prestes, com a participação de Roberto Arrais, dirigente do PCB em Pernambuco, e Anita Prestes, historiadora do movimento comunista brasileiro e filha de Luiz Carlos Prestes e Olga Benário. A segunda mesa analisará a Coluna Prestes em conexão com os desafios da revolução brasileira, com o influenciador e militante do PCBR Jones Manoel e Geraldo Barbosa, presidente da Associação Memorial Luiz Carlos Prestes de Porto Alegre-RS.

PROGRAMAÇÃO

Mesa 1 – 9h

Coluna Prestes: Legados de uma Epopeia Brasileira

Anita Leocadia Prestes e Roberto Arrais

Mesa 2 – 15h

A Coluna Prestes e a Revolução Brasileira

Jones Manoel e Geraldo Barbosa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *