Grupos de Estudos Candeeiro lança seu primeiro ciclo de leituras e debates: Capitalismo dependente e a questão militar no Brasil

Grupos de Estudos Candeeiro lança seu primeiro ciclo de leituras e debates: Capitalismo dependente e a questão militar no Brasil

Inscreva-se aqui!

O Brasil tem sua limitada democracia ameaçada pelo projeto autoritário do bolsonarismo. Além de propagar notícias falsas e desinformação sobre o sistema eleitoral, Bolsonaro arma sua base de apoio e dá claros sinais de que não irá reconhecer sua provável derrota nas urnas.

Ainda que não possua todo o apoio das Forças Armadas, a presença de um general como vice demonstra que um setor importante entre o oficialato embarcou no projeto de poder. Desde a ditadura civil-militar não haviam tantos homens fardados ocupando postos no Executivo e no comando de empresas estratégicas. Ao todo são 6157 militares na estrutura do Estado. Não há dúvidas: este é um governo militar.

A vitória nas urnas mostrará a vontade popular, mas poderá derrotar o projeto político dos militares?

O Grupo de Estudos Candeeiro inicia um ciclo de estudos sobre capitalismo dependente e a questão militar no Brasil com o objetivo de contribuir para a compreensão sobre o papel das Forças Armadas na história brasileira, o caráter da sua formação ideológica e identificar se os fardados representam ou não uma ameaça para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

Vencer as eleições de outubro será fundamental para frear o projeto fascistizante em marcha, mas não será suficiente para garantir um governo que coloque as forças de segurança nas mãos de civis, proponha reformas estruturais nas instituições militares e ataque os pilares que sustentam a atual estrutura capitalista racista, desigual e opressora em nosso país.

Entender o papel das Forças Armadas na nossa história, ajudará a construir um horizonte verdadeiramente democrático no nosso país. Como forma de contribuição, o Polo Comunista Luiz Carlos Prestes (PCLCP) e a Escola de Formação Luiz Carlos Prestes lançam esse primeiro ciclo do grupo de estudos Candeeiro.

Inscreva-se aqui!

——————————————————————

O QUE: Grupo de Estudos Candeeiro
QUANDO: 17 de agosto – quarta-feira
ONDE: sala 06 – Geografia – USP
MAIS INFORMAÇÕES: grupodeestudoscandeeiro@gmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *