A Coluna nº 06 – O golpe fascista na Bolívia
Nesse novo episódio do nosso podcast comentamos a crise política desatada na Bolívia com um golpe cívico-militar, que levou à renúncia e asilo político do presidente Evo Morales e seu vice Álvaro García Linera.
No seu primeiro discurso em território mexicano, Evo pediu novamente que a oposição cesse a violência. Enquanto isso, milhares de indígenas e campesinos chegaram à Praça Francisco, depois dias de confrontos na cidade de El Alto, reivindicando respeito aos povos originários e exigindo a retomada da democracia no país.
Até o momento em que foi gravado o podcast a oposição afirmava que o MAS-IPSP havia confirmado que garantiria o quórum para que a Assembleia Legislativa Plurinacional da Bolívia pudesse reunir-se. No entanto, mais tarde, a segunda vice presidenta da Câmara de Deputados, Susana Rivero, membro do MAS-IPSP reafirmou que não renunciou ao cargo e que lhe cabe assumir a presidência interina do país. Assim, a segunda vice-presidenta do Senado, do partido opositor Democratas, Jeanine Áñez se auto proclamou presidenta interina do país, em uma sessão sem quórum.
A Central Operária da Bolívia (COB), que também exigiu a renúncia de Evo, agora deu 48h para que se retome a constitucionalidade do país, caso contrário, iniciarão uma greve geral por tempo indeterminado.
São horas decisivas na Bolívia e nós tentamos explicar um pouco desse contexto no episódio dessa semana.
Ouça pelas plataformas
Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo diretamente no seu Whatsapp e e-mail clicando aqui .
Apoie financeiramente nossa plataforma com valores a partir de R$ 2,00 clicando aqui.