Nota de repúdio à ingerência do governo golpista de Michel Temer nos assuntos internos da Venezuela

Nota de repúdio à ingerência do governo golpista de Michel Temer nos assuntos internos da Venezuela

Pelo presente, repudiamos a posição do governo golpista brasileiro encabeçado por Michel Temer, expressada pelo ministro das relações exteriores, Aloysio Nunes Ferreira, de não reconhecer a instauração do processo da Assembleia Nacional Constituinte da irmã República Bolivariana da Venezuela.

O processo de realização da Assembléia Constituinte foi democraticamente instaurado e com a presença de observadores internacionais. O povo venezuelano é soberano e decidiu nas urnas o seu destino. Lição de democracia popular!

Esta declaração do Itamaraty é uma ingerência nos assuntos internos de uma nação soberana, auto-determinada e democrática. Esta declaração vai contra as normas do direito internacional, merecendo condenação da opinião pública nacional e internacional e dos mecanismos que regem as relações internacionais.

Ao assumir a presidência (rotativa) do Mercosul, os usurpadores brasileiros, vergonhosamente submissos ao imperialismo estadunidense, suspendem a participação da República Bolivariana da Venezuela e lhe aplicam “sanções”. Comprometido, como seu antecessor José Serra, com as transnacionais petroleiras estadunidenses, Aluísio Nunes leva adiante sua tarefa golpista de, após reintegrar plenamente os golpistas do Paraguai, expulsar a Venezuela do bloco. A serviço do imperialismo, o movimento golpista brasileiro faz de tudo para reverter todos os avanços das últimas décadas na Integração e cooperação Sul-Sul.

Nem mesmo durante o governo ditatorial brasileiro de 1964-1985, nem mesmo durante os governos dos ex-presidentes José Sarney e Fernando Henrique Cardoso, a diplomacia brasileira cometeu tamanho atentado contra o respeito à soberania e auto-determinação dos povos. Temos um governo golpista subserviente à política externa dos Estados Unidos.

O governo brasileiro faz eco com a mídia reacionária nacional e internacional e com a reação interna venezuelana encabeçada por políticos corruptos e golpistas, articulados pelos organismos de espionagem e de terrorismo dos Estados Unidos que armam grupos paramilitares venezuelanos.

A sórdida identidade de interesses e opiniões dos golpistas brasileiros com a oposição golpista venezuelana se traduz em defender os interesses do imperialismo norte-americano, desnacionalizar a economia, quebrar as empresas nativas, destruir as conquistas sociais, criminalizar a luta. A que ponto chegam os inimigos de nossa pátria e da Venezuela!?! Mas eles têm guardado o seu lugar no fundo fétido da lata de lixo da história.

Manifestamos nosso apoio e solidariedade ao povo venezuelano, sua Assembleia Nacional Constituinte e ao governo Maduro.

VIVA A SOBERANIA E AUTO-DETERMINAÇÃO DOS POVOS!

Polo Comunista Luiz Carlos Prestes – PCLCP
Movimento Avançando Sindical – MAS Brasil
Juventude Comunista Avançando JCA – Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *