Moção de pedido de cessar-fogo bilateral na Colômbia
O Polo Comunista Luiz Carlos Prestes e a Juventude Comunista Avançando celebram o cessar-fogo anunciado pelas Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia – Exército Popular (FARC-EP), a iniciar no próximo dia 20, como mais uma demonstração de seus incansáveis esforços na busca pela paz nesse país.
Na conjuntura latino-americana, a situação política colombiana é uma das mais preocupantes das últimas décadas. Um país com números alarmantes de desaparecidos e assassinatos políticos ameaça a vida democrática de todo o continente.
As negociações de Havana foram um importante passo para o processo de paz na Colômbia, porém as decisões tomadas nesse espaço precisam ser seguidas por ambas partes, não somente pelas forças insurgentes. O governo de Juan Manoel Santos não poderá continuar com o aprofundamento da guerra e promovendo mortes de centenas de colombianos. As FARC-EP têm trabalhado fortemente para a resolução desses conflitos, cobramos que o governo de Juan Manoel Santos corresponda a esses esforços e adote também o cessar-fogo imediatamente.
Estamos certos de que nenhum processo de paz pode vingar se não cessar os ataques às partes envolvidas. Entendemos que a retomada das negociações em Havana, ocorrida no último dia 12, foi um importante passo nesse caminho e deve ser fortalecida com a aceitação de Santos à trégua, a forma efetiva do governo demonstrar que realmente deseja a paz no seu país.
Por isso, somamos nossa voz ao movimento social e político Marcha Patriótica na campanha “Pela vida e pela paz: cessar-fogo bilateral já!”.
Pela paz com justiça social!
Brasil, julho de 2015.
Polo Comunista Luiz Carlos Prestes
Juventude Comunista Avançando