Curso – Luta Sindical e Movimento Operário: história e atualidades

Curso – Luta Sindical e Movimento Operário: história e atualidades

O portal A Coluna em conjunto com a Escola Luiz Carlos Prestes lançam as inscrições para o seu mais novo curso ao vivo, online e gratuito sobre a luta sindical e o movimento operário no Brasil.

Cremos que refletir sobre a estrutura e os desafios atuais do sindicalismo no Brasil nos ajuda entender os limites, mas também o potencial que o movimento sindical brasileiro pode ter em um momento de tão aguda crise da vida nacional.

Para além dos manuais do sindicalismo brasileiro, o curso pretende lançar luz sobre problemas históricos e estruturais do sindicalismo brasileiro, bem como as novas dimensões que aprofundam ou reciclam seus dilemas seculares. Pretendemos discutir o sindicalismo à fundo na sua estrutura: isto é, para além do moralismo voluntarista e da tacanhice burocrática.

Nesse sentido, abordaremos temas diversos, desde a história do movimento sindical e o problema do sindicalismo de Estado, até alguns mais contemporizados, como o papel da justiça do trabalho, da luta por segurança laboral, o protagonismo das mulheres e os efeitos da reestruturação produtiva no Brasil.

As aulas serão aos sábados à tarde, quinzenalmente, entre os dias 05/06 e 28/08. Para tal, contamos com uma série de especialistas no tema: Ana Paula Colombi (UFES), Armando Boito Jr (Unicamp), Glaucia Fraccaro (UFSC), Jorge Luiz Souto Maior (USP), José Reginaldo Inácio (CNTI), Luigi Biondi (Unifesp) e Ricardo Lara (UFSC).

Com esse time de peso, esperamos a participação de sindicalistas (novos ou experientes), estudantes, militantes de esquerda, ou simplesmente cidadãos interessados no tema.

A programação completa está disponível na plataforma Even3.

O curso é livre e gratuito e ocorrerá majoritariamente aos sábados em transmissão privada pelo Youtube. Para participar, basta fazer escolher uma categoria e fazer sua inscrição no formulário abaixo

Inscrições

 

7 comentários sobre “Curso – Luta Sindical e Movimento Operário: história e atualidades

  1. Gostei do “Pretendemos discutir o sindicalismo à fundo na sua estrutura: isto é, para além do moralismo voluntarista e da tacanhice burocrática”.

  2. Quero muito ter mais esse conhecimento, pois trabalho em escola pública e meu aluno precisa ter consciência de sua classe.

  3. Acho muito importante participar dessas aulas sobre a História dos movimentos sindicais.

  4. Felicido aos camarada do PCLCP na minha condição de prestista cearense desde os anos 80. Mas não localizo o formulário de inscrição, embora já tenha feito uma pergunta ao prof. Luigi que conheci aqui em Fortaleza nos anos 90.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *