Guia de Leitura – o novo quadro do podcast A Coluna que discute um texto marxista por episódio

Guia de Leitura – o novo quadro do podcast A Coluna que discute um texto marxista por episódio

Esse é o novo quadro do podcast A Coluna, o Guia de Leitura. Nesse quadro, iremos de apresentar e debater textos consagrados da tradição literária comunista. A ideia é contribuir para a qualificação teórica, científica e ideológica da esquerda, resgatando e divulgando textos fundamentais para a compreensão da sociedade burguesa e em especial do Brasil. Para os revolucionários, conhecer a realidade é o primeiro passo para poder transformá-la, e para isso o estudo disciplinado e impenitente é dimensão inescapável da formação militante. Nesse primeiro episódio, começamos com o célebre e ainda atual Manifesto do Partido Comunista, de Marx e Engels.

Ouça pelas plataformas 🔈

Podcast Addict☑️

Castbox ☑️

Spotify ☑️

iTunes ☑️

Google podcasts ☑️


Perguntas – Manifesto Comunista

1) Qual o princípio geral das lutas de classes e as alternativas quanto aos seus desfechos?

2) Como Marx e Engels caracterizam a “época histórica” burguesa e a sociedade de classes montada sobre o capital e o trabalho assalariado? Como Marx e Engels explicam as origens e a gênese do poder econômico e político da burguesia? O que era e o que não podia ser revolucionário no movimento histórico burguês?

3) Comente a caracterização do “operário moderno” que aparece no “Manifesto”. Quais as três fases do seu desenvolvimento como classe? O que ele representa como força histórica revolucionária?

4) Qual a especificidade da revolução proletária em relação aos “movimentos históricos precedentes”? Como a dissolução do “velho” e o ciclo formativo da nova época histórica se articulam enquanto processos concomitantes?

5) Qual a relação do comunismo marxista e as outras correntes proletárias (quais as três identidades e quatro diferenças)?

6) Quais os objetivos estratégicos “imediatos” do movimento proletário, segundo o “Manifesto”?

7) Qual o significado histórico da “abolição da propriedade burguesa”? Como Marx e Engels respondem as “objeções feitas pela burguesia ao movimento comunista”, no que diz respeito à “individualidade”, “cultura”, “família”, “pátria”, “religião” “filosofia” e “direito”?

8) Como os autores abordam a questão do internacionalismo da luta proletária? Qual a importância que dão para as particularidades de cada país?

9) Qual o papel do “Estado proletário” na “primeira fase da revolução proletária”? O que acontece com o “poder político” quando “desaparecerem os antagonismos de classe e toda a produção for concentrada nas mãos dos indivíduos associados”?

10) O que as diversas classes entendem e propõem sob o mesmo vocábulo “Socialismo”?

11) Qual a posição dos comunistas diante dos diversos partidos democráticos de oposição?


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *