Luta Sindical e Movimento Operário: história e atualidade

Nesse 1º de maio o portal A Coluna em conjunto com a Escola Luiz Carlos Prestes lançam as inscrições para o seu mais novo curso online sobre a luta sindical e o movimento operário no Brasil.

Cremos que refletir sobre a estrutura e os desafios atuais do sindicalismo no Brasil nos ajuda entender os limites, mas também o potencial que o movimento sindical brasileiro pode ter em um momento de tão aguda crise da vida nacional.

Para além dos manuais do sindicalismo brasileiro, o curso pretende lançar luz sobre problemas históricos e estruturais do sindicalismo brasileiro, bem como as novas dimensões que aprofundam ou reciclam seus dilemas seculares. Pretendemos discutir o sindicalismo à fundo na sua estrutura: isto é, para além do moralismo voluntarista e da tacanhice burocrática.

Nesse sentido, abordaremos temas diversos, desde a história do movimento sindical e o problema do sindicalismo de Estado, até alguns mais contemporizados, como o papel da justiça do trabalho, da luta por segurança laboral, o protagonismo das mulheres e os efeitos da reestruturação produtiva no Brasil.

Para tal, contamos com uma série de especialistas no tema: Ana Paula Colombi, Armando Boito Jr, José Reginaldo Inácio, Ricardo Lara e Glaucia Fraccaro estão entre os nomes já confirmados.

Com esse time de peso, esperamos a participação de sindicalistas (novos ou experientes), estudantes, militantes de esquerda, ou simplesmente cidadãos interessados no tema.

O curso é livre e gratuito e ocorrerá majoritariamente aos sábados em transmissão privada pelo Youtube. Para participar, basta fazer escolher uma categoria e fazer a sua inscrição abaixo.