Em defesa da UFSC e da educação brasileira

Em defesa da UFSC e da educação brasileira

Os últimos oitos meses estão marcados por uma série de medidas contra a educação pública brasileira. O governo federal desencadeou uma verdadeira cruzada contra a educação, bloqueando verbas, cortando bolsas de estudo, nomeando candidatos derrotados para reitorias e fazendo retaliações à universidade, à ciência e a quem produz conhecimento em nosso país.

A situação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) é particularmente grave: com os cortes de verbas, que passam dos R$ 40 milhões, a UFSC corre o risco de fechar antes do fim deste semestre letivo.

Apoiamos um amplo movimento unitário em defesa da UFSC e do ensino superior, que reúna os estudantes, professores, técnicos e dirigentes da universidade. A assembleia do dia 2/9 demonstrou a potencialidade deste movimento, com manifestações de enorme indignação e aprovando quase por unanimidade pelo fim do Programa Future-se e vários encaminhamentos de defesa da Universidade. Devemos unificar esforços contra os cortes e contra o Future-se.

É notório que há uma diversidade de posições dentro da UFSC. Porém, quem ameaça o funcionamento da UFSC está fora da universidade. Está encastelado em Brasília num projeto de destruição do ensino superior e da ciência.

Neste sentido, os partidos signatários desta nota convocam ainda todas e todos a se somarem nas manifestações de 7 de setembro, em Florianópolis, contra os cortes nas universidades e contra o Future-se, convocados pela União Nacional dos Estudantes, pelo DCE Luís Travassos e por outras entidades.

Propomos ainda a criação de uma Frente Parlamentar Mista de Santa Catarina em Defesa das Instituições de Ensino Superior, composta por vereadores, deputados estaduais, federais e senadores. Esta Frente deverá atuar contra a destruição das IFES e contra a política do Ministério da Educação de Weintraub e Bolsonaro.

Todos às ruas em defesa da UFSC e das IFES!

Partido Comunista Brasileiro (PCB)
Partido Comunista do Brasil (PCdoB) PCdoB Florianópolis
Partido Democrático Trabalhista (PDT) PDT Florianópolis-SC
Partido Socialismo e Liberdade (PSOL)
Partido dos Trabalhadores (PT) PT – Florianópolis
Polo Comunista Luiz Carlos Prestes – PCLCP
Unidade Comunista Brasileira (UCB)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *